27 de janeiro de 2015

PERSPETIVAS AXONOMÉTRICAS



"Optimal-grinding engine model" - William Farish (1759 – 1837)



A perspetiva é um método de representação da realidade em que é tomado em conta o aspeto tridimensional das formas, objetos e espaços. Para se representar uma forma que possui três dimensões numa superfície plana com duas dimensões, é necessário recorrer a normas e convenções.

As perspetivas axonométricas são perspetivas de execução rápida e muito utilizadas para esboços à mão livre de objetos de pequena dimensão.




Para a sua execução são considerados 3 eixos, correspondendo cada eixo a uma das 3 dimensões do objeto: comprimento, largura e altura.


Perspetiva isométrica                     Perspetiva dimétrica                  Perspetiva cavaleira






Exemplos de representação técnica:


 
perspetiva isométrica



perspetiva isométrica


perspetiva isométrica

Exemplos da representação à mão livre:



Xiaouyu Wang



Ksenya Pluto





As perspetivas axonométricas também são muito utilizadas em vídeojogos:



Pearl's Peril




Age of Empires





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